quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

[Referência Literária do Dia] Google Doodles literários


Google Doodles, segundo o próprio Google, "são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas".

Algumas dessas versões envolvem diretamente algum evento literário importante, normalmente o aniversário de nascimento de algum escritor. Separei alguns dos melhores para mostrar para vocês. Antes, convém lembrar que alguns Doodles são globais, outros são apresentados apenas em alguns países. Dito isso, vamos a eles:


Duzentos anos de nascimento de Charles Dickens 



No dia 07 de fevereiro de 2012 o site resolveu homenagear o escritor britânico Charles Dickens, autor dos clássicos Um Conto de Natal, Oliver Twist e outros clássicos da literatura mundial.



Cento e noventa anos de nascimento de Fiódor Dostoiévski


No dia 11 de novembro de 2011 o Google homenageou o escritor russo Fiódor Dostoiévski, pelo seu aniversário de 190 anos de nascimento. Na imagem vemos São Petersburgo, na Rússia, local onde se passa boa parte da obra do velho russo.


Cento e setenta e seis anos de nascimento de Mark Twain


No dia 30 de novembro de 2011 o Google homenageou o escritor americano Mark Twain pelo seus 176 anos de nascimento. O Doodle representa um trecho da obra As Aventuras de Huckleberry Finn, uma das mais famosas do escritor.

Link para o site do Google 


Duzentos anos de nascimento de Nikolai Gogol
 
No dia 1º de abril de 2009, o Google homenageou os duzentos anos de nascimento do escritor russo Nikolai Gogol. No Doodle, o meu favorito, fez-se um belo trocadilho entre o nome do site e o nome do escritor, bem como menção ao famoso e protuberante nariz do escritor.



 Cento e doze anos de nascimento de Jorge Luis Borges


No dia 24 de agosto de 2011, o Google homenageou o escritor argentino Jorge Luis Borges. Na ocasião, a imagem faz menção a obra A Biblioteca de Babel.



Oitenta e oito anos de nascimento de Italo Calvino


Em 15 de outubro de 2011 o site homenageou o escritor italiano Italo Calvino pelo seus 88 anos de nascimento. Na ocasião, faz-se alusão a obra Cosmicomics.



 Cento e cinquenta e seis anos de Oscar Wilde



Em 16 de outubro de 2010 o site prestou uma homenagem ao escritor irlandês Oscar Wilde, pelo seu aniversário de 156 anos. A imagem nos remete a obra O Retrato de Dorian Gray.



 Anivesário de Pablo Neruda


Em 12 de julho de 2009 o Google prestou sua homenagem ao poeta chileno Pablo Neruda, ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1971 e um dos maiores poetas de língua espanhola. A imagem nos remete ao filme O Carteiro e o Poeta, que conta a história da amizade entre o escritor e um humilde carteiro. 



 Cento e vinte e nove anos de nascimento de Monteiro Lobato



Em 18 de abril de 2011 o site homenageou o escritor tupiniquim Monteiro Lobato pelo seu aniversário de 129 anos. Acho que nem precisa dizer, mas a imagens faz alusão a obra do Sítio do Picapau Amarelo.




Cento e dez anos de nascimento de Antoine de Saint-Exupery




Em 29 de junho de 2010, o Google prestou sua homenagem pelo 110 anos de nascimento do autor de O Pequeno Príncipe.



Duzentos e treze anos de nascimento de Mary Shelley


Em 30 de agosto de 2010, o site prestou a sua deferência pelo aniversário de nascimento da escritora Mary Shelley, autora do clássico livro de terror Frankenstein. A imagem, obviamente, faz menção a essa obra.


Cento e cinquenta anos de nascimento de J. M. Barrie



Em 09 de maio de 2010, o Google prestou a sua homenagem ao escritor britânico J. M. Barrie, autor do clássico livro sobre Peter Pan.

Link para o site do Google

Se você gostou das imagens e quer conhecer outras homenagens feitas pelo Google click aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário